sexta-feira, 23 de maio de 2014

CINÉTICA QUÍMICA I - DEFINIÇÃO.

Cinética Química é a  parte da química que estuda a maior ou menor rapidez com que uma reação química ocorre e os fatores que a influenciam. Nesta parte da química é introduzida a variável tempo nas transformações físico-químicas.  A velocidade das reações químicas podem ser alteradas por fatores como pressão, luz, concentração, calor e etc.Conhecer e saber como trabalhar com tais fatores é de grande importância dentro de uma industria química ou laboratório, por envolver fatores como qualidade, segurança e economia. Este estudo é importante para o nosso dia-a dia, pois explica alguns fenômenos que convivemos tais como ferrugem, cozimento, queimadas, perecimento de produtos e etc.

Para o âmbito industrial e comercial, o conhecimento da cinética de qualquer processo é de grande importância, devido a suas aplicações:

- na físico–química, para o estudo das ligações químicas (energia de ligação, estabilidade de compostos);

- na química orgânica, para a determinação dos mecanismos das reações;

- em engenharia química, para o desenvolvimento de teorias de combustão, explosões, transferência de massa e energia e no cálculo de reatores;

- na produção de alimentos e suas formas de conservação, evitando degradação.

- no âmbito farmacêutico, nos estudos de estabilidade e degradação de medicamentos.

Genericamente temos um determinado reagente  gerando um especifico produto, para um determinado fim, no decorrer do tempo, conforme mostro na figura 1.

            Figura 1. Representação Genérica de uma Reação de um reagente A para um produto B

Nenhum comentário:

Postar um comentário