A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo.
Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo.
A + B
C + D
Reagentes Produtos
Reagentes Produtos
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, pois dependem de fatores como:
Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Pois aumentam o numero e choques entre as moleculas dos reagentes. Aumentando a probabilidade de que haja quebra das ligações com consequente formação de outras novas. O número de colisões irá depender das concentrações de A e B. Veja a figura:
Figura 1. Moléculas se colidem com maior frequência se
aumentarmos o número de moléculas reagentes.
Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido eferverscente e ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.
Figura 2.. Aumento da Superfície de Contato
Pressão: quando se aumenta a pressão de um sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação. Ao aumentar a pressão, o volume diminui, logo a uma maior aproximação de moléculas dos reagentes, possibilitando maior numero de colisões entre as moléculas.
Pressão: quando se aumenta a pressão de um sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação. Ao aumentar a pressão, o volume diminui, logo a uma maior aproximação de moléculas dos reagentes, possibilitando maior numero de colisões entre as moléculas.
Figura 3. Um aumento na pressão do sistema acelera a reação devido à aproximação das moléculas.
Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas. No nosso dia a dia podemos observar esse fator quando estamos cozinhando e aumentamos a chama do fogão para que o alimento atinja o grau de cozimento mais rápido.
Figura 4. A velocidade de cozimento aumenta, com o aumento da temperatura.
Há uma regra que foi formulada no século XIX pelo holandês Jacobus Henricus van't Hoff que diz que um aumento de 10 graus célsius na temperatura do sistema, o mesmo irá reagir duplicando a velocidade da reação. Hoje sabe-se que essa regra apresenta várias exceções, mas ela é muitas vezes útil para se fazerem previsões aproximadas do comportamento da velocidade de certas reações. Ela é conhecida como Regra de Van't Hoff.
Catalisadores: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alteração permanente, isto é, durante a reação eles não são consumidos. Os catalisadores permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rapidamente. É importante lembrar que um catalisador acelera a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, mas num período de menor tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário