Um corpo é considerado ponto material, quando suas dimensões físicas podem ser desprezadas para se descrever e estudar seus movimentos. Por exemplo se observamos o vôo de um avião numa rota Pernambuco - São paulo, suas dimensões serão desprezíveis no percurso, entretanto caso seja observado seu movimento em terra, numa pista, isto não será possível logo ele será tratado como o que chamamos de Corpo Extenso.
Para tratarmos de movimento, em primeiro lugar precisamos entender o conceito de referencial. O referencial, é ponto de vista do observador ao tratar a trajetória do movimento. No caso de um percurso de um ônibus numa rua, para uma pessoa que está fora da rua, o veiculo está em movimento, pois tanto pode se aproximar ou se afastar dele, mas para um passageiro do ônibus o mesmo esta em repouso. Logo a importância do conceito de referencial.
Figura 1: Referencial de um movimento
Então movimento é a mudança de posição de um corpo no decorrer do tempo, em relação a um diferencial. Este movimento é descrito por uma trajetória que é nada menos o registro da mudança deste movimento.
Figura 2: Trajetória de um automóvel no decorrer do tempo.
Para descrever e estudar matematicamente o movimento de um ponto material, precisamos utilizar um sistema de coordenadas.
Figura 3: Sistema de coordenadas cartesianas
Esta forma de estudo do movimento é conhecido como Cinemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário